REVISÃO

Os trabalhos de revisão não são todos iguais. Por vezes o autor de um texto precisa apenas de um leitor atento que assinale as gralhas que o seu olhar viciado já não detecta. A releitura constante que a escrita exige (e a familiaridade com o texto) acabam por criar uma espécie de cegueira que pode deixar escapar alguns detalhes – e é aqui que um revisor pode ajudar.

Noutros casos, quando o autor do texto está menos confortável com a escrita, seja porque não domina a língua ou porque simplesmente não gosta de escrever, podem ser necessárias várias correcções, tanto ao nível da ortografia, da pontuação e da sintaxe, como da própria organização do texto. Trata-se de um trabalho mais demorado que implica tanta atenção à leitura quanto empenho na correcção.

REESCRITA

Raramente é necessário reescrever completamente um texto. No entanto, pode acontecer e, nesse caso, é preciso escolher a melhor estratégia: o texto pode ser devolvido ao autor com tantas anotações quanto possível (para que este possa proceder às correcções e à reescrita) ou, se assim for acordado, pode ser o revisor a tratar do assunto.

+ INFO

Se tem uma obra literária, uma dissertação, uma tese de doutoramento, um artigo científico, uma carta de apresentação, um projecto de candidatura ou qualquer outro tipo de texto que precise de revisão pode escrever-me para catarina.o.barros@gmail.com ou usar o formulário de contacto. Para conhecer melhor o meu trabalho pode consultar o portefólio ou ler alguns dos textos da página inicial.